A quantidade de flores e de grãos produzidos pelo cafeeiro arábica (Coffea arabica L.) pode ser influenciada pelas mudanças climáticas, causando alterações na produtividade. Para entender os efeitos dessas mudanças na produção e na qualidade do café, um grupo de pesquisadores de instituições brasileiras, em parceria com órgãos internacionais, está estudando como o aumento da concentração do dióxido de carbono (CO2) e a escassez de água interferem no crescimento vegetativo e reprodutivo da planta.
Pesquisadores tomam como base que o aroma e o sabor do café, tanto quanto seus impactos positivos na saúde humana, são atribuídos a compostos formados durante o desenvolvimento dos grãos e a torrefação. Fatores ambientais, genéticos e de processamento definem a concentração desses compostos nos frutos, que são responsáveis pela qualidade da bebida.
Já se sabe que as altas temperaturas influenciam a formação de compostos aromáticos e características como a acidez. Por isso, as pesquisas buscam identificar as relações entre o meio ambiente e a estrutura vegetativa e reprodutiva do café arábica, com o estudo de duas safras subsequentes. Nesse período, os cientistas vão observar como a planta floresce e produz frutos em condições de aumento de temperatura, restrição hídrica e irrigação.
O cafeeiro arábica foi escolhido por possuir maior sensibilidade ambiental e qualidade superior ao cafeeiro robusta. As análises da vulnerabilidade são importantes na elaboração de medidas de adaptação das plantas e melhoria nas técnicas de manejo. Os trabalhos de campo estão sendo realizados no experimento Free Air Carbon-dioxide Enrichment (FACE) coordenado pela Embrapa Meio Ambiente. O FACE é um ambiente controlado que permite estudar os impactos do aumento da concentração de CO2 na atmosfera sobre a cultura do café.
Fonte: Embrapa
Estado apresentou valorização de 0,012% para a categoria no mês.
O índice da B3 fechou pouco abaixo da estabilidade (-0,04%), aos 131.140,65 pontos, com giro a R$ 28,2 bilhões na sessão.
Campanha teve início no dia 2 de abril e contempla grupos prioritários em todos os PSFs do município.
Na pesquisa espontânea, quando o eleitor responde sem a apresentação de nomes, o atual governador Romeu Zema (Novo), que está no segundo mandato e não poderá disputar a reeleição, lidera com 8,5%.
Evento acontece às 18h, no auditório da Câmara Municipal; haverá entrega de kit para famílias atípicas.
Os dois animais foram devolvidos à natureza sem ferimentos.
A reforma inclui ampliação da quadra, novos vestiários, espaço para imprensa e várias melhorias.
Ao todo, foram roubados cerca de 35 vacas leiteiras holandesas e um boi branco totalizando aproximadamente R$ 525 mil.
A Genial/Quaest fez entrevistas presenciais com 2.004 eleitores de 120 municípios entre os dias 27 e 31 de março.