Até o último domingo (27), a colheita da soja da safra 2024/25 no Brasil alcançou 94,8% da área semeada, com um aumento de 2,3 pontos percentuais em relação à semana anterior. O dado foi revelado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em seu boletim semanal sobre o progresso da safra.
Comparando com o mesmo período da safra anterior, em que 90,5% das lavouras já haviam sido colhidas, observa-se um aumento de 4,3 pontos percentuais. Em relação à média dos últimos cinco anos, que é de 93,5%, a colheita apresenta um adiantamento de 1,3 ponto percentual.
A colheita da soja já foi finalizada nos principais estados produtores, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Tocantins. Entretanto, algumas regiões ainda continuam com os trabalhos. Na Bahia, a colheita prossegue, evidenciando a diversidade das áreas de cultivo no país.
Além disso, o progresso na colheita da soja repercute diretamente na agricultura brasileira, pois a retirada da soja libera espaço para o plantio de milho safrinha, que vem se mostrando cada vez mais crucial no cenário agrícola do Brasil. De acordo com a Conab, a colheita da soja também está afetando a área destinada ao milho de verão, que até o momento atinge 71,9% da área prevista.