10h31 21 Março 2017
Atualizada em 06/04/2021 às 14h31

Denúncia de irregularidades poderá impactar todos os elos da cadeia

Por Marcelo The Back

Muito embora os esforços das entidades de classe e do governo sejam reconhecidos no sentido de evidenciar a realidades da produção nacional de proteínas, a deflagração da operação Carne Fraca na última sexta-feira (17), já trouxe prejuízos a imagem da cadeia de proteínas nacional.

Mas, esses reflexos podem não ficar apenas nas carnes. Em entrevista ao portal de notícias R7, o economista, Marcos Melo, professor de Finanças do Ibmec-DF, afirmou que os impactos poderão ocorrer na pauta de exportação de diversos produtos brasileiros.

"O Brasil deve perder mercados, mas ainda é cedo para avaliar o tamanho do impacto. Vai depender até de negociação diplomática. Agora existe um problema sanitário. O problema é que há instituições públicas que asseguram a qualidade da carne e que estão envolvidas no esquema. Isso é o mais preocupante, porque não afeta apenas a carne. Pode ser qualquer outro produto, frango, suínos, soja que também têm exportação muito grande. Dá motivo para outros países colocarem barreiras fitossanitárias", pondera.

A expectativa dos envolvidos no setor é que poderemos ter no curto e médio prazo uma redução no consumo de proteínas no mercado interno e, no caso das exportações, recuo nos embarques especialmente de carne de frango. Esses fatores levariam a redução na demanda por grãos – milho e soja – mas, todos esses desdobramentos ainda são muito cedo para afirmar e dependerão do como o governo irá proceder após as denuncias de irregularidades.

“A comunicação da operação policial ensejou generalizações, que tanto o governo federal quanto as entidades do setor estão esclarecendo aos consumidores brasileiros e mercado internacional. Mas não fomos ontem (19) à Brasília protestar contra a PF e nem estamos hoje falando contra ninguém. Nossa preocupação é com mais de 6 milhões de trabalhadores brasileiros, que atuam nesta cadeia de produção de carnes bovina, suína e de aves. Estamos em uma missão patriótica, em defesa da indústria de proteína animal, que embarca anualmente 262 mil containers para 160 países, gerando uma receita que representa 15% do total das exportações brasileiras”, afirmou Francisco Turra, presidente da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), entidade que representa as indústrias brasileiras de carnes suína e de aves.

Importantes países importadores de carne bovina, suína e de aves, já notificaram a o embargo para os produtos do Brasil até terceira ordem. A China, como grande importador, também solicitou explicações do governo brasileiro e as carnes já embarcaram deverão ficar retidas.

As ações das empresas que operam no setor também vêm em queda desde o final da última semana. Na BM&FBovespa a perda já chega a quase 8 bilhões de reais em valor de mercado. Considerando apenas JBS, a queda era de cerca de 4 bilhões de reais no período.

A AgResource Brasil (ARC BRASIL) acredita que ainda é cedo para calcular todos os impactos da operação “Carne Fraca”, mas não é exagero em dizer que as fraudes na indústria irão criar dificuldades, no curto prazo, para o mercado de carnes brasileiro. É normal que “embargos” e “suspensões” de importação sejam impostos a países com problemas fitossanitários, da mesma maneira que o Brasil proíbe a importação de alguns produtos como café e camarão para evitar disseminação de doenças.

Fonte: Notícia Agrícolas

VEJA TAMBÉM

Ibiá/MG
Mulher de Ibiá/MG sofre acidente de carro e filha de 2 anos morre

A mãe e a filha ocupavam um veículo que saiu da pista e capotou na MGC-464, entre Sacramento/MG e Uberaba/MG.

00h13 07 Abril 2025
BR-262
VÍDEO: BR-262: Carreta carregada de cerveja cai em rio e motorista morre

O acidente ocorreu por volta das 18h30 e deixou o trânsito bloqueado nos dois sentidos.

21h38 06 Abril 2025
Economia
Mercado aquecido valoriza usados em fevereiro em Minas Gerais, aponta Índice Webmotors

Estado apresentou valorização de 0,012% para a categoria no mês.

11h12 04 Abril 2025
Economia
Ibovespa resiste à correção global e fecha sessão perto da estabilidade

O índice da B3 fechou pouco abaixo da estabilidade (-0,04%), aos 131.140,65 pontos, com giro a R$ 28,2 bilhões na sessão.

19h36 03 Abril 2025
Campos Altos/MG
Vacinação contra a gripe já começou em Campos Altos/MG

Campanha teve início no dia 2 de abril e contempla grupos prioritários em todos os PSFs do município.

19h35 03 Abril 2025
Minas Gerais
Paraná Pesquisas: Cleitinho e Nikolas Ferreira lideram disputa pelo governo de MG

Na pesquisa espontânea, quando o eleitor responde sem a apresentação de nomes, o atual governador Romeu Zema (Novo), que está no segundo mandato e não poderá disputar a reeleição, lidera com 8,5%.

19h15 03 Abril 2025
Ibiá/MG
Deputada Maria Clara Marra participará de bate-papo sobre inclusão na segunda-feira (7) em Ibiá/MG

Evento acontece às 18h, no auditório da Câmara Municipal; haverá entrega de kit para famílias atípicas.

18h49 03 Abril 2025
Araxá/MG
Corpo de Bombeiros captura cascavel e gambá em bairros de Araxá/MG

Os dois animais foram devolvidos à natureza sem ferimentos. 

18h20 03 Abril 2025
Campos Altos/MG
Com investimento superior a R$ 1 mi, ginásio Dr. Luiz Gonzaga Kalil Abraão será totalmente modernizado com ampliação de espaços e melhorias estruturais

A reforma inclui ampliação da quadra, novos vestiários, espaço para imprensa e várias melhorias.

17h28 03 Abril 2025