Durante a abertura da Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), o vice-presidente e ministro, Geraldo Alckmin, enfatizou a relevância das entregas do governo federal e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e Serviços (MDIC) para o setor agropecuário. Ele destacou a interdependência entre agro e indústria, afirmando: “Quando o agro vai bem, ajuda a indústria. Quando a indústria vai bem, ajuda o agro. Eles são irmãos.”
O ministro assegurou que levará ao governo a demanda por um Plano Safra robusto, salientando a necessidade de adequação ao desempenho da agricultura brasileira, especialmente num ano com expectativa de colheita recorde em 2025.
Alckmin enfatizou a nova fase de apoio à reindustrialização do Brasil, com foco em inovação e sustentabilidade, destacando a necessidade de expandir o acesso ao crédito, propondo R$ 80 bilhões em financiamentos via BNDES, Finep e Embrapii, com taxas de juros que favorecem o setor industrial.
Outras iniciativas mencionadas incluem o fortalecimento dos biocombustíveis, estimulando uma energia limpa e renovável, e a criação da Letra de Crédito do Desenvolvimento (LCD) para facilitar o financiamento industrial. Alckmin reafirmou a importância de aumentar a competitividade do Brasil, citando acordos internacionais que ampliarão as oportunidades de mercado.