Os pré-selecionados na lista de espera para o Programa Universidade para Todos (Prouni) devem entregar a documentação necessária até esta sexta-feira (11). Os documentos visam comprovar as informações dadas na inscrição e a entrega pode ser feita online ou presencialmente na instituição escolhida pelo candidato.
Todo o processo é gratuito e as informações estão disponíveis no site do Ministério da Educação (MEC) e em suas redes sociais.
O Prouni oferece bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) para cursos de graduação em instituições de ensino privado. O público-alvo é composto por estudantes brasileiros que ainda não possuem diploma de nível superior.
Os candidatos podem verificar os resultados da seleção pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, utilizando o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha da conta Gov.br.
Se a documentação for aprovada, os candidatos poderão ingressar no ensino superior ainda no primeiro semestre de 2025. Entre os documentos exigidos estão a identificação do candidato e dos membros da família, comprovantes de residência e de rendimentos. Para as bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal per capita deve ser de até um salário mínimo e meio, enquanto para as parciais deve ser de até três salários mínimos.
Nesta primeira edição de 2025, foram disponibilizadas 338.444 bolsas em 403 cursos de 1.031 instituições de ensino superior. A edição contou com 1,5 milhão de inscrições. Na primeira chamada, 197.080 estudantes foram pré-selecionados e, na segunda chamada, 86.373.
O Prouni completa 20 anos em 2025, tendo beneficiado mais de 3,4 milhões de estudantes.