A Secretaria de Fazenda do Governo de Minas informou, no começo da noite desta terça-feira (16), que servidores estaduais receberão a parcela do 13º salário de 2018, referente ao mês de abril, antecipadamente, na quinta-feira (18). Inicialmente, a data prevista era o dia 22, depois do feriado da Semana Santa.
De acordo com nota divulgada pelo governo, a antecipação só foi possível por conta da “organização do fluxo de caixa do Estado”.
Em janeiro, o governador de Minas, Romeu Zema (Novo), anunciou o plano do Governo para pagar o 13º salário dos servidores públicos do Estado. Em um vídeo postado no Instagram, Zema disse estar trabalhando para “tirar Minas do vermelho”. “Estudamos todas as possibilidade e única forma que encontramos foi a de parcelar em onze vezes”, disse.
Ao todo, são 371.786 servidores ativos, 256.081 inativos e 52.000 pensionistas, totalizando 679.867 servidores para receber o benefício.
Confira como ficou o plano de pagamento do 13º salário dos servidores em Minas:
Atrasos
O 13º salário dos servidores vem se arrastando desde o fim de 2018, quando a gestão da época, comandada por Fernando Pimentel (PT), disse que não conseguiria quitar o benefício por falta de recursos. Zema, na época, considerou o posicionamento do governo como um “calote”.