A Polícia Civil, em Minas Gerais e pelo Brasil, realiza hoje a Operação Chronos II. Os trabalhos são coordenados pelo Ministério da Justiça em 21 estados e no Distrito Federal.
Em Minas Gerais, as operações estão a cargo da PCMG e o foco é coibir os homicídios. Cerca de 100 mandados de prisão estão sendo cumpridos. Até o momento, 83 pessoas foram presas no Estado, 13 somente em Belo Horizonte.
No Rio de Janeiro, até as 10h, policiais civis já haviam prendido 40 pessoas. Em Santa Catarina, onde ao menos 128 agentes participam da ação, 16 mandados judiciais foram cumpridos até o mesmo horário.
No Distrito Federal, mais de 100 policiais civis tentam cumprir parte dos mandados de prisão em aberto.
Primeira fase foi em agosto
Deflagrada em agosto de 2018, a primeira fase da Operação Chronos resultou na prisão de mais de 2,6 mil pessoas em todo o país. Além disso, foram apreendidos 341 adolescentes.
O Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil divulgou, à época, que 42 pessoas foram presas por feminicídio; 404 por homicídio; 289 presos por crimes relacionados à Lei Maria da Penha; 640 foram autuadas em flagrante por posse ou porte irregular de arma de fogo, tráfico de drogas e outros crimes; e outras 1.252 pessoas foram detidas em decorrência de mandados de prisão expedidos por outros crimes.
Durante a primeira fase, foram apreendidas 146 armas de fogo e aproximadamente 380 quilos de entorpecentes, como maconha, cocaína e crack. Mais de 7,8 mil policiais civis de todo o país participaram das ações.
Com Agência Brasil e Polícia Civil de Minas Gerais?