As cidades de Uberlândia e Uberaba, no Triângulo Mineiro, estão bem colocadas no ranking de saneamento 2018 divulgado pelo Instituto Trata Brasil entre as 100 maiores cidades do país. Uberaba subiu três posições em relação ao ano anterior e ocupa o 10º lugar. Já Uberlândia caiu da 2ª para a 3ª posição, atrás apenas de Franca/SP e Cascavel/PR.
De acordo com o Trata Brasil, o novo Ranking do Saneamento Básico mostrou pouco avanço. Atualmente o país ainda despeja quase 6 mil piscinas olímpicas por dia de esgotos sem tratamento na natureza.
O estudo é realizado pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com a GO Associados. Os dados são coletados junto ao Ministério das Cidades em seu Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) - ano base 2016.
Ainda segundo o estudo, em 2016, os indicadores mostravam que 35 milhões de brasileiros (17% da população naquele ano – 207 milhões) ainda não era abastecida com água potável, mais de 100 milhões (48% da população) não tinha coleta de esgotos e somente 45% dos esgotos gerados no país eram tratados.