O Brasil sagrou-se campeão do Campeonato Sul-Americano Sub-17, ao vencer a Colômbia por 4 a 1 nos pênaltis, após empate de 1 a 1 no tempo regulamentar. A final ocorreu no último sábado (13), no Estádio Olímpico Jaime Morón León, na Colômbia.
A seleção brasileira, sob a direção técnica de Dudu Patetuci, fez história ao alcançar a 14ª vitória na competição. A equipe manteve-se invicta durante todo o torneio, com um empate na estreia contra o Uruguai e triunfos sobre Bolívia, Venezuela e Equador na fase de grupos. Na semifinal, superou o Chile por 1 a 0.
Na partida decisiva, a equipe brasileira ficou atrás no placar aos 40 minutos do primeiro tempo, com um gol de Sevillano. No entanto, conseguiu igualar o marcador aos 42 minutos da etapa final, com um cabeceio de Angelo.
Como o empate persistiu até o final, a disputa pelo título foi decidida em cobranças de pênaltis. Os brasileiros converteram todas as quatro cobranças, enquanto a Colômbia desperdiçou duas, com uma defesa do goleiro Arthur e uma finalização que foi na trave.