O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou mudanças significativas na Olimpíada de Los Angeles 2028. Durante a reunião do conselho executivo nesta quarta-feira (9), foram definidas as novas vagas para atletas e eventos, com foco na igualdade de gênero.
Uma das principais alterações é o aumento de 12 para 16 seleções no futebol feminino Sub 23, enquanto o masculino terá uma redução de 16 para 12 equipes. Os Jogos estão agendados para ocorrer de 14 a 30 de julho de 2028 e contarão com cinco novas modalidades: beisebol, críquete, flag football, lacrosse, softbol e squash.
“O futebol feminino tem demonstrado grande competitividade, enquanto cresce sua popularidade em todo o mundo”, afirmou o diretor de esportes do COI durante coletiva de imprensa.
Além destas modificações, o polo aquático feminino terá aumento de duas equipes, totalizando 12, igualando-se ao masculino. Também estão previstas novas provas em várias modalidades, incluindo natação, que contará com disputas de 50 metros em todos os estilos, e remo, que traz novas competições como o skiff duplo misto.
O programa olímpico terá a participação estimada de 10.500 atletas, sendo 5.333 mulheres e 5.167 homens. Dos 351 eventos programados, 161 são do gênero feminino, 165 do masculino e 25 mistos.
Kaio Jorge marca para a Raposa no Morumbis e evita segunda derrota seguida na competição.