A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulgou nesta sexta-feira (17), o balanço sobre os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG hospitalizado). No documento, há casos com mortes confirmadas para as Superintendências Regionais de Saúde (SRS) de Uberaba, Uberlândia e Patos de Minas, bem como para a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ituiutaba.
Conforme o balanço, sobre os casos de SRAG hospitalizado, 945 casos foram notificados em Minas Gerais até o momento. Deste total, com as amostras já processadas, 39 foram confirmados por SRAG por Influenza (28,1 %) e 100 casos (71,9%) para outros vírus respiratórios do total com investigação laboratorial.
Uberlândia
No boletim divulgado nesta sexta-feira, a SES-MG confirmou que o município de Uberlândia tem uma morte por vírus respiratório. No entanto, não há ligação da morte com nenhum dos subtipos do influenza.
Por outro lado, na SRS Uberlândia são 45 casos e sete mortes por SRAG não especificada e uma morte em investigação. O G1 solicitou à SRS quais são os municípios onde ocorreram essas outras oito mortes. A resposta foi que a informação será divulgada pela SES-MG, mas sem previsão de data.
Outras cidades
Já na SRS de Uberaba são 28 casos e três mortes confirmadas por SRAG não especificada. Os municípios onde ocorreram os óbitos também não foram divulgados.
Na SRS de Patos de Minas são quatro casos e uma morte confirmada. Também sem outros detalhes.
Na GRS de Ituiutaba, o registro é de sete casos até o momento. Não houve óbitos nesta área de cobertura.
Estado
Em Minas Gerais, segundo a SES, foram 91 mortes notificadas até o momento. O número corresponde a 9,6% dos 945 casos notificados. Conforme o relatório, dessas mortes, 11 apresentaram associação a vírus respiratórios, sendo que uma foi ocasionada pelo influenza A(H1N1) no município de Belo Horizonte e uma pelo influenza A não subtipado no município de Juiz de Fora.
As nove mortes restantes são associadas a outros vírus respiratórios. Dessas, cinco foram em Belo Horizonte, e as outras ocorreram em Uberlândia, Governador Valadares, Diamantina e uma no Distrito Federal.
O evento será realizado no dia 1º de maio na Praça Benedito Valadares, no Centro da cidade.
Municípios como Varginha e Guaxupé foram os destaques em março; principais destinos foram Alemanha e Estados Unidos.
Primeira etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike reuniu atletas de elite e milhares de espectadores no Complexo do Barreiro.
Cidade aparece entre os seis principais municípios mineiros nas vendas ao exterior, segundo dados divulgados pela Fundação João Pinheiro.
O evento teve palestra, percurso guiado e almoço típico da culinária regional.