Da Polícia Civil
A Polícia Civil nessa segunda-feira (29) em Araxá, no Alto Paranaíba, um homem suspeito de apropriação indébita de benefícios previdenciários de idosos residentes do Recanto do Idoso de São Vicente de Paulo.
O suspeito era responsável pelos saques previdenciários destinados à instituição e se beneficiava da função para apropriar dos valores. O homem teria, inclusive, feito empréstimos em nome dos idosos. Ele chegou a representar a instituição São Vicente de Paulo no Conselho Municipal do Idoso de Araxá.
Segundo a delegada Paula Lobo Dib, “o investigado era responsável pelo setor financeiro e ficava com os cartões da maioria dos idosos. Ele fazia saques nas contas das vítimas, sem qualquer controle por parte da diretoria da instituição e não repassava esses valores ao cofre da instituição ou repassava apenas parte dele, se apropriando do restante”, explicou.
O valor apropriado indevidamente ultrapassa R$ 100 mil. “De acordo com o contrato que o idoso ou o representante dele assina quando entra na instituição, esta não poderia ficar com esses cartões e fazer os saques. O correto seria que o valor fosse sacado e entregue à instituição mediante recibo ou que algum membro da diretoria fosse responsável pelo idoso judicialmente, por meio de curatela, o que não acontecia”, acrescentou a delegada Paula Lobo Dib.
O suspeito encontra-se no Sistema Prisional.
A Ação foi realizada nesta sexta-feira (18) nas agências bancárias da cidade e envolveu instrução teórica e prática com cerco, bloqueio e patrulhamento.
Um dos suspeitos era procurado pela Justiça por tráfico de drogas; outro foi preso por desobedecer ordens da PM.