Patos de Minas, Uberlândia e Uberaba criaram suas redes locais de monitoramento de explosões de caixas eletrônicos, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), e formadas por representantes de 13 instituições de segurança estaduais e federais, com atuação nos municípios e suas regiões.
A ideia foi formar um grupo, com nomes pré-definidos de profissionais, que deverá realizar um trabalho específico e voltado para o acompanhamento, prevenção e apuração de explosões de caixas eletrônicos. Estes atores terão a missão de ampliar o compartilhamento de informações sobre o crime entre as instituições e formular ações coordenadas.
Na segunda-feira (11), os profissionais da Integração da Sesp estavam em Patos de Minas. Na terça-feira, montaram o grupo em Uberlândia e quarta foram para Uberaba. Já nessa quinta, estiveram em Divinópolis para monitorar os resultados do grupo que já havia sido criado na cidade do Centro-Oeste mineiro.
O subgrupo de Trabalho Operacional de Caixas Eletrônicos tem a seguinte formatação de instituições: Secretaria de Estado de Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, Corpo de Bombeiros Militar, Exército Brasileiro, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Abin, Associação de Bancos do Estado de Minas Gerais, Associação Brasileira de Bancos, Febraban e Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap).
“A explosão de caixas eletrônicos é uma realidade de Minas e também do país. Queremos, com as viagens e a formação dos grupos, além de contribuir com as regiões, também ouvir as reivindicações destes profissionais”, destacou o subsecretário de Integração da Sesp, Cel. Etevaldo Caçadini. “Trabalhamos dentro do objetivo que é de beneficiar a sociedade”, completou.
De acordo com o diretor do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR/MG) da Sesp, Leandro Almeida, a ideia é que os grupos regionais criados no interior participem das reuniões do grupo estadual, já realizadas em Belo Horizonte, através de videoconferências. “Desta forma, fomentaremos a troca de informações entre todas as regiões do estado”, detalha.
20 cidades
Os encontros realizados ao longo desta semana buscaram estimular a criação de grupos regionais no Estado e serão realizados ao todo em 20 cidades de todas as regiões de Minas Gerais, com a intenção de estreitar o diálogo entre as polícias e as instituições bancárias no Estado.
Contagem, Betim, Vespasiano, Juiz de Fora, Varginha, Governador Valadares, Uberlândia, Montes Claros, Barbacena, Curvelo, Teófilo Otoni, Unaí, Pouso Alegre, Sete Lagoas e Passos serão as próximas cidades a montar seus grupos de trabalho por meio da Sesp. O encontro já foi realizado em Ipatinga, em agosto, e em Divinópolis, em novembro do ano passado.
Durante o encontro em Patos de Minas, o chefe do Departamento de Polícia Civil, delegado Cézar Felipe Colombari, destacou a importância da ação. “Apoiamos este trabalho conjunto apresentado pela Sesp e vamos trabalhar para que o projeto traga resultados para a região”, afirma o delegado.
Já o promotor de Justiça e subcoordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Patos de Minas, Paulo César Freitas, avaliou a ação de organização do Estado como importante para combater um crime que tem ultrapassado fronteiras territoriais. “É muito interessante a iniciativa de promover um diálogo maior entre os órgãos de segurança para combater este tipo de organização criminosa”, observa.
O índice da B3 fechou pouco abaixo da estabilidade (-0,04%), aos 131.140,65 pontos, com giro a R$ 28,2 bilhões na sessão.
Campanha teve início no dia 2 de abril e contempla grupos prioritários em todos os PSFs do município.
Na pesquisa espontânea, quando o eleitor responde sem a apresentação de nomes, o atual governador Romeu Zema (Novo), que está no segundo mandato e não poderá disputar a reeleição, lidera com 8,5%.
Os dois animais foram devolvidos à natureza sem ferimentos.
A reforma inclui ampliação da quadra, novos vestiários, espaço para imprensa e várias melhorias.
Ao todo, foram roubados cerca de 35 vacas leiteiras holandesas e um boi branco totalizando aproximadamente R$ 525 mil.
A Genial/Quaest fez entrevistas presenciais com 2.004 eleitores de 120 municípios entre os dias 27 e 31 de março.
A divulgação da ata do Banco Central Europeu (BCE) reforçou temores de que a combinação dessas tarifas com medidas de retaliação possa pressionar a inflação no curto prazo.
Medida visa evitar que espiões obtenham informações sensíveis através da aproximação com diplomatas; método foi comum na Guerra Fria.