Planeta Terra
08h53 25 Outubro 2019
Atualizada em 25/10/2019 às 09h12

Asteroide enorme passará perto da Terra nesta sexta, mas não há riscos

Por CanalTech
Reprodução
Imagem Ilustrativa

De acordo com observações do The Virtual Telescope Project, gerenciado pelo astrônomo italiano Gianluca Masi, um asteroide gigantesco fará sua máxima aproximação com a Terra nesta sexta-feira (25). O objeto intitulado 1998 HL1 tem quase 1 km de diâmetro.

Mas não há motivo para pânico: ainda que o asteroide esteja nas listas de objetos potencialmente perigosos, ele não está em rota de colisão, não havendo risco de qualquer impacto com planeta. Masi registrou a passagem mais recente do objeto em nossos arredores no dia 19 de outubro, quando ele passou a cerca de 8,5 milhões de km de distância.

Já quando ele estiver em sua máxima aproximação, o asteroide chegará a 6,2 milhões de quilômetros — algo equivalente a 16 vezes a distância entre a Terra e a Lua. Sendo assim, astrônomos podem se preparar para rastrear o asteroide e acompanhar sua passagem pelo nosso quintal espacial.

O 1998 HL1 foi descoberto em 1998 e já vem sendo observado com afinco desde então; portanto, sua trajetória é bastante conhecida por cientistas em todo o mundo, então podemos ficar tranquilo quanto às informações de que ele não representa mesmo nenhum risco ao nosso planeta.

VEJA TAMBÉM

Cruzeiro
Cruzeiro busca empate contra o São Paulo e soma ponto importante fora de casa no Brasileirão

Kaio Jorge marca para a Raposa no Morumbis e evita segunda derrota seguida na competição.

22h29 13 Abril 2025