Uma explosão gigantesca em armazéns no porto de Beirute, no Líbano, já matou mais de 135 pessoas e deixou cerca de 5 mil feridos, esses números ainda podem aumentar. A explosão provocou ondas de choque que estilhaçaram janelas, danificaram edifícios e fizeram estremecer o chão da capital libanesa nesta terça-feira (4).
Autoridades disseram que o número de mortos deve crescer, à medida que equipes de emergência escavam os destroços para resgatar pessoas e retirar os mortos. Foi a mais poderosa explosão em anos a atingir Beirute, que já sofre com uma crise econômica e a pandemia de coronavírus.
A grande explosão aconteceu em um armazém na região do porto de Beirute, capital do Líbano. O incidente ocorreu em um depósito de nitrato de amônio – não se sabe, por exemplo, se ocorreu um acidente ou um atentado terrorista.
A suspeita é que a explosão tenha atingido um galpão que guardava grandes quantidades de nitrato de amônio, composto geralmente usado como fertilizante. Cerca de 2.750 toneladas desse material estavam estocadas havia seis anos, de acordo com o primeiro-ministro Hassan Diab.
Ainda não ficou imediatamente claro o que causou o foco de incêndio inicial que provocou a explosão.
O governo do Líbano decidiu nesta quarta-feira (5) colocar todas as pessoas responsáveis pela autoridade portuária da cidade de Beirute desde 2014 em prisão domiciliar.
Cerca de 250 mil pessoas perderam suas casas na explosão, o que causou danos de R$ 15,9 bilhões a R$ 26,5 bilhões.
*Com informações G1 e Reuters
Kaio Jorge marca para a Raposa no Morumbis e evita segunda derrota seguida na competição.