Reino Unido
12h11 19 Fevereiro 2020
Atualizada em 19/02/2020 às 12h19

Mulher toca violino durante cirurgia de remoção de tumor no cérebro; veja o vídeo

Por Guilherme Gurgel - BHAZ
King’s College London
Turner foi despertada no meio do procedimento para tocar o instrumento

Uma paciente do hospital King’s College, no Reino Unido, passou por uma cirurgia de retirada de tumor no cérebro. Para que a paciente não perdesse a habilidade de manusear o violino, ela passou parte da operação tocando o instrumento.

A abordagem incomum foi tomada para garantir que áreas do cérebro da paciente responsáveis pela coordenação e movimento da mão não fossem danificadas acidentalmente durante o procedimento milimétrico. Esses componentes são essenciais para tocar o instrumento, que é a paixão da paciente.

A violinista Dagmar Turner, de 53 anos, foi diagnosticada, em 2013, com o câncer depois de sofrer uma convulsão durante uma sinfonia. “Quando ficou aparente em 2019 que o tumor havia crescido e ficado mais agressivo, Dagmar, que tem um filho de 13 anos, queria logo a cirurgia para removê-lo”, relatou o hospital.

O amor pela música

O professor Keyoumars Ashkan foi um dos responsáveis pela cirurgia de Turner. A paciente contou do seu amor pelo violino, já que Ashkan compartilha da paixão pela música. O especialista em tumores cerebrais é graduado em música e um pianista bem sucedido.

“O violino é a minha paixão. Eu toco desde os 10 anos de idade. A ideia de perder minha habilidade de tocar partiu meu coração mas, sendo um músico, o professor Ashkan entendeu minhas preocupações”, acrescentou Turner.

O tumor de Turner estava localizado no lobo frontal direito do cérebro, próximo a uma área que controla o movimento fino da mão esquerda. O uso preciso e habilidoso dessa mão é essencial para tocar o violino, já que os dedos regulam o tamanho das cordas, pressionando-as.

Turner foi despertada no meio do procedimento para tocar o instrumento (King’s College London/Reprodução)

Depois de explicar as preocupações que Turner tinha com a capacidade de tocar o violino, o professor Ashkan e o time de neurocirurgiões criaram um plano para a musicista. “Antes da operação de Turner, eles gastaram horas mapeando o cérebro da paciente para identificar áreas que eram ativas quando ela toca o violino, assim como as responsáveis pela linguagem e movimento”, explicou a unidade de saúde.

Assim, acertaram com a violinista que ela seria despertada no meio do procedimento para tocar o instrumento. Isso iria garantir que os cirurgiões não danificassem nenhuma das áreas cruciais do cérebro. “A equipe do hospital saiu de seu caminho para planejar a operação. Graças a eles, eu espero estar de volta com a minha orquestra em breve”, afirmou a paciente.

O resultado

A técnica inovadora foi bem-sucedida. O professor Ashkar garante que todo o movimento da mão esquerda foi mantido. “Nós conseguimos remover mais de 90% do tumor, incluindo todas as áreas com suspeita de atividade agressiva”, detalhou.

Dagmar Turner tocando o violino novamente, duas semanas depois da cirurgia. Foto: ITV/Reprodução 

Segundo o hospital, três dias depois do procedimento, Turner estava bem o suficiente para ir para casa, ficar com o marido e o filho. Ela continuará a ser monitorada pelo hospital local.

VEJA TAMBÉM

Cruzeiro
Cruzeiro busca empate contra o São Paulo e soma ponto importante fora de casa no Brasileirão

Kaio Jorge marca para a Raposa no Morumbis e evita segunda derrota seguida na competição.

22h29 13 Abril 2025