Uma pessoa morreu durante uma explosão na fábrica de fogos de artifícios Inbrasfogos, no início da tarde desta segunda-feira (28), em Santo Antônio do Monte. De acordo com a Polícia Millitar (PM), a explosão ocorreu por volta das 13h30min e o barulho foi ouvido em vários pontos da cidade.
Em nota, a Inbrasfogos confirmou a morte de um homem, que trabalhava no setor de manipulação de pólvora branca. A idade dele não foi informada. A empresa também afirmou que colabora com os órgãos oficiais que investigam as causas do acidente.
O posto de fiscalização do Exército Brasileiro em Santo Antônio do Monte, que fiscaliza a atuação de fábricas de fogos de artifício na cidade, informou que enviou militares ao local do acidente. Os dois tenentes que estão no local ainda não enviaram à base informações sobre o acidente.
A assessoria de imprensa da Prefeitura de Santo Antônio do Monte disse que está trabalhando para levantar informações sobre o acidente junto à PM e que um comunicado oficial sobre o caso deverá ser feito em breve.
Explosão
Américo Libério da Silva, representante do Sindicato das Indústrias de Explosivos do Estado de Minas Gerais (Sindifogos), confirmou à reportagem que a explosão ocorreu em um galpão da empresa Inbrasfogos. "Trata-se de um local onde ocorria manipulação de pólvora branca", disse.
Já o presidente do sindicato, Antônio Camargos, confirmou que a vítima é um homem. "É o que sei até agora, pois não estive no local ainda, porque eles não nos deixam entrar. O acesso é difícil. Infelizmente, um homem morreu. Ele morava em Neolândia, perto de Pedra do Indaiá. É o que eu sei, por enquanto".
Outra fonte ligada ao Sindifogos contou que a empresa é uma das mais antigas fábricas de fogos de artifício na cidade.
O Pronto Atendimento Médico (PAM) da cidade informou que não recebeu nenhum paciente vítima da explosão na fábrica.
Empresa lamenta
A empresa onde ocorreu a explosão divulgou uma nota em que lamenta o acidente. "Comunicamos aos nossos clientes, fornecedores, funcionários, amigos e colaboradores que lamentavelmente aconteceu hoje um acidente na Inbrasfogos, no setor de manipulação de pólvora branca. No acidente veio a falecer um funcionário, residente em Neolândia, Itapecerica, que trabalhava no setor. Não houve nenhum outro funcionário ferido. As causas do acidente serão apuradas. As polícias Militar, Civil e o Exército já estão no local para a perícia técnica. Assim que forem liberadas novas informações, comunicaremos. A Diretoria".
Fonte: G1