10h53 29 Fevereiro 2016
Atualizada em 30/11/-0001 às 00h00

Zoneamento Escolar causa polêmica, reunião para resolver problema acontece nesta segunda-feira

Superintendente regional de educação de Uberaba, Marilda Ribeiro está na Secretaria de Educação de Campos Altos em reunião com a secretária municipal de educação, Alexânia Corre Pires, vereadores, diretores das escolas estaduais e representante
Por Marcelo The Back
Marcelo The Back/TV KZ

O Zoneamento Escolar causa polêmica e aborrece muitos pais em Campos Altos. Na última semana, vários deles se reuniram com vereadores para buscar uma solução. Muitas crianças do bairro Oswaldo Alves de Araújo e Santa Terezinha terão que estudar nas escolas municipais Amélia Franco e Joaquim Domingos. Escolas que ficam a uma distância considerável de suas casas. Por isso, os pais têm deixado os filhos sem estudar.

A causa do problema é a falta de vagas nas escolas estaduais. Outra complicação foi à malandragem de algumas pessoas ao cadastrarem seus filhos com endereços falsos. A atitude favoreceu crianças fora do mapa do zoneamento e prejudicou outras que agora terão de estudar mais longe de casa, caso o problema não seja resolvido.

A TV KZ procurou as respostas para entender o problema e cobrar das autoridades uma solução. Pais também foram ouvidos. A presidente da Comissão de Cadastro Escolar, Jaqueline Osmarinda Batista Lopes de Paula, falou com a reportagem da TV KZ. Ela afirmou em entrevista que a Secretária de Educação é quem define o número de vagas para as escolas municipais e estaduais até o 6º ano do ensino fundamental.

Jaqueline foi questionada sobre os endereços falsos, ela disse que já procurou os órgãos competentes e afirmou; caso comprovado à falsificação de endereço de residência, os culpados poderão ser punidos pela justiça. A presidente da Comissão de Cadastro também criticou a alimentação escolar da rede municipal de ensino. Para ela é apenas um dos problemas que geram o preconceito pelas escolas.

A secretária de educação, Alexânia Correa Pires, foi procurada. Ela não quis gravar a entrevista em vídeo, mas conversou com a nossa reportagem. Alexânia disse que não tem poder para definir a abertura de salas em escolas estaduais. A secretária afirmou que caso a superintendente regional de educação de Uberaba, Marilda Ribeiro, consiga mais vagas para a Escola Estadual Deiró Borges, a prefeitura não será oposição. Alexânia ainda disse que atendeu aos pedidos dos pais e a secretaria de educação abriu mais duas salas no CMEI Madre Emanuella Favale e até o momento a procura pelas vagas é pouca. Questionada sobre a alimentação nas escolas do município, a secretária reconheceu o problema no final de 2014 e disse que na ocasião o transtorno foi causado pelo atraso na entrega da merenda. Segundo Alexânia, atualmente a alimentação nas escolas do município não é problema.

Segundo apurado pela TV KZ, a superintendente regional de educação de Uberaba, Marilda Ribeiro está na Secretaria de Educação de Campos Altos em reunião com a secretária municipal de educação, Alexânia Corre Pires, os vereadores Rogério Teixeira, Joãozinho da Ambulância, Edinho e Itagina. Os diretores das escolas estaduais e representante dos pais. A TV KZ vai acompanhar o caso de perto e divulgar o resultado da reunião.

Fonte: TV KZ

VEJA TAMBÉM