Araxá
16h33 28 Junho 2018
Atualizada em 30/11/-0001 às 00h00

População se mobiliza e dá dinheiro a vendedor que teve frutas apreendidas durante fiscalização em Araxá

Por MGTV
Reprodução/Facebook



Um vendedor ambulante de frutas se emocionou ao receber dinheiro da população de Araxá, durante uma abordagem de fiscais nessa terça-feira (26). A cena foi gravada por uma das pessoas que estava no local e viralizou na internet.

Os servidores do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA), recolheram as frutas que o vendedor oferecia de forma irregular no Centro da cidade e colocaram em sacos. Moradores que passavam pelo calçadão da Rua Presidente Olegário Maciel se mobilizaram e pagaram o vendedor, como forma de ajudá-lo com o material que perdeu.

Por conta do ato de solidariedade, Jonathan Franciel se emocionou. Na internet, o vídeo da ação da população teve somente em uma postagem mais de 17 mil visualizações e cerca de 600 compartilhamentos até a tarde dessa quarta-feira (27). A matéria continua depois da publicidade.


A reportagem do MGTV conversou com o Jonathan que saiu de São Paulo para vender frutas em Minas Gerais. Ele contou estar ciente que vendia a mercadoria sem alvará municipal e, após ter as frutas apreendidas, entrou com pedido de regularização. Ele conta que não imaginava a reação dos moradores de Araxá.

"Nem tudo no mundo está perdido. Tem pessoas que sabem ajudar e querem o bem. Nunca passei por essa experiência. Agradeço cada um que me ajudou. Não imaginei que iam tirar dinheiro do bolso para me dar. A mercadoria que os fiscais levaram a população me repôs financeiramente e ainda sobrou um trocado para comprar um chinelinho", comemorou o rapaz.

Comércio ambulante em Araxá

No local onde ocorreu a fiscalização é comum encontrar vendedores de lanches, frutas e outros tipos de material. De acordo com o IPDSA, não há impedimento para o comércio ambulante em Araxá, porém, é preciso atender algumas regras. A matéria continua depois da publicidade.


"A legislação do município de Araxá permite o comércio ambulante, desde que o ambulante tenha o alvará da Prefeitura, que ele comercialize o produto que consta no alvará e que ele se movimente ou seja, se ele é um ambulante, ele não pode ficar em um ponto fixo, a menos que ele seja protegido por lei, no caso de deficiência física, que permite que ele fique em um ponto fixo", explicou o superintendente do instituto, Ricardo Manoel. 

VEJA TAMBÉM