Marcelo Macedo, bacharel em direito, empresário e pesquisador natural de Campos Altos/MG, está eternizando a memória do município ao tornar público um vasto acervo histórico que resgata os principais fatos, personagens e transformações da cidade ao longo do tempo. O material será disponibilizado para leitura no site da TV KZ, gradativamente, beneficiando alunos, professores, escolas e todos os interessados em conhecer mais sobre as raízes campos-altenses.
O trabalho, que se destaca pela profundidade e autenticidade das informações, reúne relatos e registros oficiais até documentos raros e fotografias históricas. Com linguagem acessível e abordagem cuidadosa, o projeto representa uma importante ferramenta de preservação da identidade local.
Iniciativa valoriza a educação e cultura
O objetivo do pesquisador e da TV KZ é democratizar o acesso à história de Campos Altos, despertando o interesse das novas gerações pelo passado da cidade e promovendo o sentimento de pertencimento. Escolas e instituições de ensino terão à disposição um acervo que poderá ser utilizado em atividades pedagógicas, projetos escolares e pesquisas acadêmicas.
O secretário Municipal de Cultura e Turismo, Adalberto Luciano da Costa (Beto Costa), comentou sobre a iniciativa: "A cidade de Campos Altos possui uma história rica e o Marcelo Macedo conhece muito bem. É uma bela iniciativa. Como secretário de Cultura, tenho certeza que a disponibilização desse acervo representa um registro fundamental de momentos importantes, muitos dos quais são desconhecidos até mesmo pelos próprios cidadãos. Além disso, esse material servirá como uma valiosa fonte de pesquisa para as futuras gerações."
— Quero agradecer ao Marcelo Macedo por ter aceitado. Conversei com ele há cerca de duas semanas com o objetivo de registrar a história de Campos Altos na TV KZ para que mais pessoas possam conhecer. Muita gente não faz ideia da riqueza do que ele tem a oferecer. Temos que aproveitar o Marcelo, pois ele se dedica, pesquisa, conversa com pessoas e apura os fatos com cuidado. É um acervo valioso que Campos Altos e sua população não podem deixar de conhecer — comentou Marcelo Gonçalves Vargas (The Back), diretor da TV KZ
O diretor da TV KZ ainda destacou outro importante trabalho que foi realizado com o pesquisador em dezembro de 2024. "A nossa parceria com o Marcelo Macedo é algo que nos orgulha muito. Em outra oportunidade, tivemos o privilégio de produzir um vídeo com ele, onde ele compartilhou histórias riquíssimas do nosso município. Fatos curiosos, importantes momentos que marcaram época. Um verdadeiro tesouro para nós e para a comunidade. Esse vídeo, inclusive, está disponível nas redes sociais da TV KZ e em nosso canal no YouTube", acrescentou Marcelo The Back.
A memória local celebrada nos 10 anos da TV KZ
A divulgação do acervo acontece em um momento simbólico: os 10 anos da TV KZ, que serão celebrados neste ano. Criada em 7 de agosto de 2015, a TV KZ surgiu como uma evolução do antigo PortalMig, idealizado por Marcelo The Back em 2009. Na época, a maior parte da população não tinha acesso à internet e isso dificultou a consolidação do projeto, que durou cerca de um ano.
Somente anos depois, com o apoio de Beto Costa e Priscila Pedroso, nasceu a KZ Notícias, que poucos dias depois se transformou na TV KZ, hoje consolidada como um dos principais veículos de comunicação da região.
Neste contexto, a contribuição de Marcelo Macedo vem reforçar o compromisso com a valorização da história e cultura, reafirmando o papel da imprensa e da pesquisa como pontes entre passado, presente e futuro.
O crime ocorreu no Bairro Nossa Senhora de Fátima; suspeito foi preso em flagrante.
O homem foi abordado durante apuração de denúncia de porte ilegal de arma; PM apreendeu 26 buchas de maconha.
Suspeito também era procurado pela Justiça, já que possuía em seu nome um mandado de prisão em aberto.
O Projeto Descobrir reuniu novos líderes sindicais de Minas Gerais para apresentação de ações e serviços oferecidos ao setor agropecuário.