A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) apresentou neste mês de junho um novo sistema de autenticação única (SSO/UFU), desenvolvido pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC/UFU), que permite aos usuários acessarem os diferentes sistemas da instituição utilizando sua conta do Governo Federal (gov.br) ou sua identificação da instituição (IDUFU). O projeto conta com a participação de um campos-altense.
Fabiano Ribeiro Alves, que nasceu em Campos Altos/MG, conversou com a reportagem da TV KZ e falou sobre seu trabalho. Ele é coordenador da Divisão de Sistemas do CTIC da UFU e nos últimos anos integrou vários programas de transformação digital na universidade. O novo projeto desenvolvido pelo setor liberado por ele, visa simplificar o acesso aos serviços digitais da universidade, além de aprimorar a segurança e o controle de logins. A iniciativa se alinha às ações de transformação digital do Governo Federal, que busca unificar o acesso a diversos serviços públicos por meio de uma única conta.
Campos-altense, Fabiano Ribeiro Alves. Foto: Arquivo pessoal.
De acordo com Túlio Daniel, em uma matéria publicada pelo Portal Comunica UFU, a Universidade Federal de Uberlândia já integrou 14 sistemas institucionais ao SSO/UFU, que utiliza diferentes tecnologias de desenvolvimento. O projeto também remodelou a forma de autenticação e segurança de login, além de integrar tarefas relacionadas ao envio e aceite de termos de uso, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
O novo sistema foi apresentado no Workshop de Tecnologia de Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil (WTICIFES), que discutiu as possibilidades de uso das tecnologias da informação e comunicação na modernização das universidades.
A implementação do SSO/UFU exigiu a integração dos sistemas Guatambu da UFU e a conta gov.br, e trouxe benefícios como mais segurança digital, modernidade, transparência e agilidade ao processo de login. Além disso, o sistema implementou um mecanismo de logout automático, que encerra a sessão do usuário após um determinado tempo ou quando o navegador é fechado.
A equipe responsável pelo projeto planeja expandir o SSO para os demais sistemas da instituição, incluindo o Sistema de Gestão (SG) e o aplicativo Mobile, além de implementar a autenticação em dois fatores para aumentar ainda mais a segurança.
*Entre para o grupo de WhatsApp da TV KZ e receba as notícias em seu celular clicando AQUI.
*Receba as matérias no grupo do Telegram clicando AQUI.