O município de Campos Altos/MG sediou, nessa sexta-feira (4) e sábado (5), o 1º Circuito de Turismo Rural, com programação realizada na Fazenda Rosa Branca, do produtor rural Osvaldo Fernandes Silva (Dinho), localizada na região de Uruburetama.
O evento teve início com uma palestra que tratou da importância do turismo rural para o fortalecimento do Parque Estadual dos Campos Altos, ministrada por Rubens Maciel Capuzzo, gerente do parque.
No segundo dia, os participantes foram recepcionados com café da manhã e participaram de um percurso guiado por pontos turísticos da fazenda, com encerramento marcado por um almoço típico da culinária regional.
Estiveram presentes os secretários municipais de Campos Altos: Edvaldo Lemos (Administração), João Coragem (Esportes e Lazer), Beto Costa (Cultura e Turismo) e Altair Berton (Obras e Serviços Urbanos), além de representantes da EMATER-MG, responsável pela organização das atividades, como a Extensionista de Bem-Estar Social, Simone da Consolação Silva Ribeiro; e o Extensionista Agropecuário, Cleilton Ribeiro da Silva.
Com boa participação do público, o circuito foi avaliado como positivo pelos organizadores, que destacaram o envolvimento de moradores e de representantes de instituições locais. O objetivo do evento foi valorizar o turismo rural e estimular a economia regional, como divulgado pela Prefeitura de Campos Altos, que apoiou na realização do 1º Circuito de Turismo Rural.
O evento ainda contou com o apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), do Governo de Minas Gerais e com o patrocínio do Café Campos Altos, Sicoob Crediagro e COPASA. A Polícia Militar (PM) também esteve presente no evento.
Municípios como Varginha e Guaxupé foram os destaques em março; principais destinos foram Alemanha e Estados Unidos.
Primeira etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike reuniu atletas de elite e milhares de espectadores no Complexo do Barreiro.
Cidade aparece entre os seis principais municípios mineiros nas vendas ao exterior, segundo dados divulgados pela Fundação João Pinheiro.
Mineiros de 10 cidades estão entre os ganhadores da quina e faturam prêmios de até R$ 86 mil.
Executivos do setor observam que o etanol pode ser competitivo mesmo com paridade maior do que 70%, a depender do veículo em que o biocombustível é utilizado.
A mãe e a filha ocupavam um veículo que saiu da pista e capotou na MGC-464, entre Sacramento/MG e Uberaba/MG.