Caramujos Africanos foram encontrados na última semana em uma casa do Bairro Camposaltinho. Há indícios de que o animal já se espalhou pelo bairro e já pode ter chegado a outras partes da cidade.
O Caramujo Africano foi trazido da África para o Brasil a fim de ser utilizado na culinária como uma espécie de escargot, mas logo os especialistas descobriram que o caramujo africano era na verdade um inimigo que se tornou uma praga. Para controlar a população deste animal na cidade, a Vigilância Ambiental pede o auxílio dos moradores.
O molusco se alimenta de praticamente todas as espécies de plantas. Ele pode ser visto em locais como árvores e até muros. Por isso, é importante a atenção dos moradores quanto a forma correta de eliminação. Fazer a coleta manual e utilizar luvas para proteger as mãos de uma possível contaminação, são alguns dos cuidados que devem ser tomados pela população. Depois, os animais devem ser jogados em sacos plásticos e esmagados, em seguida deve-se colocar fogo.
Os indivíduos adultos de caramujo africano podem atingir uma massa de mais de 200g e chegar a 15 cm de comprimento de concha. É um caramujo de concha cônica marrom ou mosqueada, alcançando a maturidade sexual entre quatro e cinco meses. Os indivíduos são hermafroditas, podendo realizar até cinco posturas por ano, com 50 a 400 ovos por postura. Ativo no inverno, resistente ao frio e à seca, geralmente passa o dia escondido e sai para se alimentar e reproduzir à noite ou, durante e logo após as chuvas.
O caramujo africano além de praga agrícola é o responsável pela transmissão de parasitos pertencentes ao grupo dos nematoides do gênero Angiostrongylus, parasitos estes que causam doenças de difícil diagnóstico em humanos. A pessoa é infectada pelo parasito acidentalmente quando ingere alimentos ou água contaminados com larvas de terceiro estádio, presentes no muco secretado pelo caramujo, seus hospedeiros intermediários. Os principais parasitos que podem ser transmitidos pelo caramujo africano são o Angiostrongylus cantonensis e o Angiostrongylus costaricensis.
O evento será realizado no dia 1º de maio na Praça Benedito Valadares, no Centro da cidade.
Municípios como Varginha e Guaxupé foram os destaques em março; principais destinos foram Alemanha e Estados Unidos.
Primeira etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike reuniu atletas de elite e milhares de espectadores no Complexo do Barreiro.
Cidade aparece entre os seis principais municípios mineiros nas vendas ao exterior, segundo dados divulgados pela Fundação João Pinheiro.
O evento teve palestra, percurso guiado e almoço típico da culinária regional.