Campos Altos/MG
20h00 08 Novembro 2024

Empresário campos-altense Zé Maria Marimbondo acompanha Romeu Zema em viagem à China; Café Campos Altos é destaque entre presentes oficiais

Além do café, produtos como doce de leite, cachaça e uma escultura da Igreja de São Francisco de Assis, foram entregues a autoridades e anfitriões chineses nesta semana, durante as agendas para atração de investimentos.
Por Marcelo The Back - TV KZ
Marimbondo, governador Romeu Zema e Nathalia.

José Maria Oliveira, conhecido como Zé Maria Marimbondo, fundador do Café Campos Altos, e sua filha Nathalia de Oliveira Martins, acompanham o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) que está em missão à China com o objetivo de atrair novos investimentos para o estado. A comitiva mineira, que desembarcou no país asiático no último sábado (2), levou presentes que representam a gastronomia e a cultura de Minas Gerais, entre eles o Café Campos Altos, símbolo da qualidade do café mineiro.

Café Campos Altos, uma das marcas especiais de Minas Gerais, foi fundado por José Maria Oliveira em Campos Altos/MG. A região, situada entre os biomas da Mata Atlântica e do Cerrado, oferece condições climáticas e geográficas únicas, com altitude que favorece chuvas frequentes, reduzindo a necessidade de irrigação e tornando a produção mais sustentável. O Café Campos Altos é exportado para 15 países, com escritórios nos Estados Unidos e na Alemanha.

Esta é a segunda ocasião recente em que o Café Campos Altos é levado a eventos internacionais: em 13 de setembro de 2023, o governador Romeu Zema presenteou o Papa Francisco com o café em uma cerimônia no Vaticano, Itália. Já em território brasileiro, na última quarta-feira (6), o deputado estadual Bosco entregou o Café Campos Altos ao ex-governador Eduardo Azeredo durante um evento do Consórcio Interfederativo Minas Gerais (CIMINAS) em Araxá/MG.

Compromisso do governador

De acordo com a Agência Minas, o governador Romeu Zema tem compromissos oficiais na China até o fim desta semana. A série de agendas na Ásia e na Europa segue até 16 deste mês, com o objetivo de atrair novos investimentos, gerar emprego e renda para os mineiros, além de promover o Destino Minas Gerais e reforçar o posicionamento do estado como o mais sustentável do Brasil.

Investimento no Estado

Nesta sexta-feira (8), como parte da missão do Governo de Minas à China, a multinacional Wuxi Boton assinou um Memorando de Entendimento (MoU) para investir R$ 22 milhões e iniciar operações em Minas Gerais. A empresa, que é líder no fornecimento de soluções para transportadores de correia, deverá se instalar em uma cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), ainda mantida em sigilo. Com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e da Invest Minas, o projeto prevê a criação de cerca de 80 empregos diretos até 2027. A formalização do acordo ocorreu na China International Import Expo (CIEE), com a presença de secretários estaduais, diretores da Invest Minas e representantes da empresa no Brasil.

VEJA TAMBÉM