A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde do município com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde está realizando o fumacê em Campos Altos. Segundo a Prefeitura, o fumacê será feito por toda a cidade com o objetivo de combater o mosquito responsável pela transmissão da Leishmaniose.
Conforme o coordenador de Vigilância Ambiental, Jeferson Turola Reis, para que o resultado seja alcançado é muito importante a participação da população. “Quando o fumacê estiver passando na sua rua abra as portas e janelas, cubra gaiolas de pássaros e, em seguida, troque a água dos animais domésticos”, disse o coordenador.
Ainda segundo explicou Jeferson, o fumacê é uma ação muito importante no combate ao vetor da Leishmaniose. O produto também combate o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zica vírus.
Nos últimos três anos, Campos Altos teve um caso anual de Leishmaniose em humanos.
O que é a Leishmaniose
A Leishmaniose Visceral (LV) é uma doença infecciosa grave, sistêmica e fatal se não tratada, considerada de grande importância para a saúde pública. É causada pelo protozoário Leishmania (Leishmania) chagasi, transmitida pelo vetor Lutzomia longipalpis e que possui como principal reservatório na área urbana o cão (Canis familiaris).