Após o presidente da Câmara de Vereadores de Campos Altos, Sandro Ubirajara Martins, o Bira (AVANTE), suspender o pagamento de diárias dos vereadores, o vereador Waltair de Alvarenga, conhecido como Geladeira (PSD), protocolou um ofício solicitando a suspensão da nomeação de assessores parlamentares. Geladeira disse à reportagem da TV KZ que protocolou um ofício que será direcionado ao presidente da Câmara Municipal de Campos Altos/MG, solicitando a suspensão da nomeação de assessores parlamentares.
No documento, datado de 13 de janeiro de 2025, no qual a TV KZ teve acessso, Geladeira aponta a falta de critérios objetivos e de qualificação mínima na escolha dos assessores, inclusive a ausência de exigência de escolaridade mínima para o cargo, criado pela Resolução 200/2022, de 29 de março de 2022.
No ofício, o vereador demonstra apoio à Portaria 489/2025, que suspendeu a concessão de diárias de viagem aos agentes políticos do Legislativo, e defende que a nomeação de assessores também seja debatida pelo Plenário. Ele argumenta que a livre nomeação dos assessores pelos vereadores, sem critérios claros, pode abrir margem para favorecimentos e contratações de pessoas sem a qualificação necessária para o exercício da função. “Do jeito que está eu prefiro que não faça essas contratações”, disse o vereador à reportagem.
A TV KZ entrou em contato com o presidente da Câmara, Bira, para saber sobre seu posicionamento. No entanto, segundo uma pessoa próxima, o vereador está em viagem e só deve se pronunciar sobre o assunto após seu retorno.