Um homem, de 54 anos, foi preso pela Polícia Militar de Meio Ambiente (PM MAmb) na última semana suspeito de capturar pássaros da fauna silvestre nativa no Bairro Bela Vista, em Ibiá/MG. Várias aves foram apreendidas. A ação ocorreu após denúncia anônima.
De acordo com informação repassa à TV KZ pela polícia, o suspeito liberou a entrada dos militares em sua casa e disse ser criador amador e que todas as aves no local estariam licenciadas e relacionadas em seu plantel.
A PM MAmb informou que verificou as anilhas das aves e identificou que seis apresentavam ter características de falsificação. Foram localizadas também outras 10 sem cadastro junto ao órgão ambiental que não possuíam anilhas. Ainda foi localizado um pássaro com anilha, mas sem apresentação da origem. Dois alçapões estavam armados para captura de outras aves nativas.
A polícia explicou que o homem recebeu voz de prisão em flagrante delito por infringir o artigo 29 da Lei Federal 9.605/98 e, assim, foi lavrado em seu desfavor auto de infração/apreensão.
As aves apreendidas foram encaminhadas ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres – CETRAS, em Patos de Minas. Os pássaros serão acompanhados por um veterinário num processo de reabilitação e serão soltos em seu habitat natural.
*Entre para o grupo de WhatsApp da TV KZ e receba as notícias em seu celular clicando AQUI.
*Siga o Instagram da TV KZ clicando AQUI.