A presidente da Câmara Municipal de Ibiá/MG, Roberta Rodrigues, gerou repercussão negativa depois de uma publicação feita nessa quinta-feira (9) em seu perfil oficial no Instagram. O texto rapidamente ganhou repercussão não apenas na cidade.
Roberta levantou questionamentos sobre a presença de determinados grupos sociais nas ações de auxílio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, utilizando termos que podem ser considerados discriminatórios, uma vez que podem generalizar e menosprezar grupos específicos, aparentando preconceito e intolerância.
Veja o texto da publicação: “NÃO VI TRAVESTIS, TRANSGÉNEROS, FEMINISTAS DE CABELO AZUL E SOVACO CABELUDO AJUDANDO NAS ENCHENTES; TAMBÉM NÃO TINHA BANDEIRINHA DE ARCO IRIS E DE MOVIMENTOS LGTVHDMI4K+. RESUMINDO, NAS HORAS MAIS DIFÍCEIS, SÃO OS MACHOS TÓXICOS QUE SALVAM O MUNDO. SEMPRE FOI E SEMPRE SERÁ ASSIM!"
A atitude da vereadora não passou despercebida, principalmente entre seus colegas de parlamento. O vereador Baiano das Calhas utilizou sua página no Facebook para emitir uma nota de repúdio em relação às declarações de Rodrigues. Ele enfatizou que as opiniões expressas pela presidente da Câmara não representam o pensamento da maioria dos vereadores do município e destacou sua indignação diante do ocorrido.
A nota de repúdio também menciona a possibilidade de representação à Comissão de Ética da Câmara Municipal devido à possível quebra de decoro parlamentar e exigindo a destituição imediata de Roberta do cargo de presidente da casa.
O vereador, Sargento Siliomar, também emitiu uma nota de repúdio, solidarizando-se com todos os cidadãos ibiaenses que se sentiram ofendidos pela postagem feita pela então presidente. Ele enfatizou que não compartilha do mesmo pensamento, destacando seus princípios cristãos católicos que preconizam a igualdade entre todos os seres humanos, independentemente de raça, cor, etnia, classe social ou orientação sexual. Manifestou sua oposição a políticas públicas que promovam o favorecimento de determinadas classes, argumentando que tais medidas contribuem para a segregação social. O vereador reiterou seu compromisso em estar atento e agir dentro de suas possibilidades para evitar que situações semelhantes se tornem recorrentes na política municipal de Ibiá.
Diante das críticas, Roberta Rodrigues se pronunciou, após ser procurada pela reportagem da TV KZ, destacando que tem sido alvo de ataques por parte de seus opositores desde o início de seu mandato. Ela negou qualquer atitude discriminatória em sua vida pública, ressaltando sua discordância apenas com atitudes extremistas de grupos minoritários.
Rodrigues afirmou também ter amigos homossexuais e anunciou medidas judiciais contra aqueles que distorcem suas postagens e propagam fake news. No entanto, a controvérsia gerada pela publicação continua a alimentar debates sobre a conduta dos representantes políticos e o respeito à diversidade.
Veja a resposta da vereadora na íntegra enviada à TV KZ: “A vereadora Roberta, manifestamente de direita, se pronunciou afirmando que desde o início de seu mandato é vítima de ataques de seus opositores, os quais distorcem suas postagens visando posicionar parte da população em desfavor da parlamentar nas redes sociais. A Vereadora deixou claro que em sua trajetória de vida pública, nunca agiu ou teve preconceito de gênero; apenas discorda de atitudes extremistas de minorias que não representam referidos seguimentos. Além disso, possui diversos amigos íntimos homossexuais. Afirmou, por fim, a vereadora, que adotará medidas judiciais pertinentes em relação aos que distorcem as postagens e veiculam fake news.”
Reações nas redes sociais
A reação negativa se estendeu também às redes sociais, onde alguns usuários expressaram indignação com a postagem da vereadora. Comentários de repúdio e desaprovação foram feitos em resposta à publicação. O fotógrafo ibiaense Ronny Furtado, que tem hoje mais de 50 mil seguidores no Instagram, um dos líderes na arrecadação ibiaense de doações para as vítimas das chuvas no Sul do país, reagiu à declaração da vereadora. Em sua resposta, ele destacou: "Nós homossexuais não precisamos de usar bandeirinhas pra ajudar o próximo! Fazemos de coração. Não merecia nem resposta esse post da nossa querida 'presidenta' da Câmara!". Ronny ressaltou ainda a necessidade de ajuda voluntária real em momentos de crise, convidando a vereadora a se juntar aos esforços em prol das vítimas.
A Miss Brasil Gay 2023, Muriel Lorensoni, reagiu também ao texto da vereadora, gravando um vídeo e publicando-o em sua conta no Instagram. Em suas palavras, ela destacou: "Oportunista, tendenciosa, discriminatória, criminosa e preconceituosa. Em meio a uma tragédia, uma vereadora, pasmem, presidente da Câmara da cidade de Ibiá, no interior de Minas Gerais, fez um post em suas redes sociais em meio a um momento tão triste como esse, disseminando ódio e preconceito na intenção de angariar votos e likes da Extrema direita. O conteúdo é recheado de preconceitos e, no mínimo, criminoso, tendo em vista que homofobia é crime no Brasil e todo o crime precisa ser punido. Agora, deixando de lado a política, que triste ver seres humanos usando um momento tão trágico como esse para se autopromoverem, disseminando um discurso sem nenhuma empatia. A senhora vereadora, o que a senhora não sabe é que na dor ninguém é melhor do que ninguém. E que essa comunidade repleta de letrinhas também é repleta de amor. E sim, a bandeira colorida está nessa luta junto com os nossos irmãos gaúchos. Autoridades, espero que tomem as devidas providências. E população de Ibiá, não se esqueçam, o voto é a nossa maior arma. Precisamos de bons seres humanos no poder. Alguém que tenha respeito, empatia e amor no coração."
*Entre para o grupo de WhatsApp da TV KZ e receba as notícias em seu celular clicando AQUI.
*Receba as matérias no grupo do Telegram clicando AQUI.