A Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas confirmou na tarde de segunda-feira (08), três casos de zika vírus no Alto Paranaíba. Uma gestante de Carmo do Paranaíba, cerca de 106 km de Campos Altos, contraiu a doença. Outras duas pessoas infectadas são de Patos de Minas e Serra do Salitre.
De acordo com o site Patos Agora, as três pessoas contraíram o vírus em outros estados. O paciente de Patos de Minas foi contaminado em Tocantins, a gestante de Carmo, no estado da Bahia e o paciente de Serra do Salitre contraiu a doença no estado do Mato Grosso. As autoridades estão trabalhando para impedir que os pacientes não entre em contato com mosquito transmissor, Aedes Aegypti. O objetivo é não espalhar o vírus nas cidades da região.
A TV KZ entrou em contato com a Secretária Municipal de Saúde de Campos Altos, Marília Cristina de Lima Cândido. A secretária afirmou que já houve reuniões nos PSF’s e que o PSF III realizou uma carreata no Bairro Camposaltinho, com intuito de conscientizar os moradores sobre o combate do mosquito. Marília também afirmou que foram contratados mais seis agentes para intensificar e combater os focos. Atualmente Prefeitura trabalha com 16 agentes no combate ao mosquito Aedes Aegypti.
Em Minas Gerais, mais de 50 casos de microcefalia associados ao zika estão sendo investigados.
O zika vírus está se espalhando rapidamente pelas Américas do sul e central. Europa e Estados Unidos já mostraram preocupação. O presidente norte-americano Barack Obama, já pediu pressa no desenvolvimento de uma vacina e solicitou ao congresso americano a liberação de 1,8 bi para lutar contra a doença no país e nas Américas.
Fonte: TV KZ