Na última sexta-feira (10/12), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari publicou um novo edital para processo de outorga coletiva. Desta vez, o processo de outorga envolve a bacia do córrego Olaria, no município de Perdizes.
A convocação dos usuários é feita por meio da publicação do edital e se estende a todos os usuários de água, já instalados ou não. O chamamento também é destinado àqueles que fazem ou pretendem fazer uso consultivo dos recursos hídricos superficiais (outorgáveis).
Estão sujeitas à outorga de direito de uso: captação ou derivação em um corpo de água; explotação de água subterrânea; construção de barramento ou açude; construção de dique ou desvio em corpo de água; rebaixamento de nível de água; construção de estrutura de transposição de nível; construção de travessia rodoferroviária; lançamento de efluentes em corpo de água; retificação, canalização ou obras de drenagem; transposição de bacias; aproveitamento de potencial hidroelétrico; sistema de remediação para águas subterrâneas contaminadas; dragagem em cava aluvionar; dragagem em corpo de água para fins de extração mineral e outras intervenções que alterem a quantidade ou qualidade da água.
Lembrando que com o isolamento social imposto pelas autoridades sanitárias devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19), a formalização de interesse será feita por meio do preenchimento do formulário de manifestação de interesse e envio para o e-mail comite.araguari@agenciaabha.com.br até o próximo dia 10 de janeiro.
Encerrado o prazo para manifestação, o CBH Araguari vai divulgar a relação dos cadastrados e encaminhar a lista para o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).
Dúvidas
Em caso de dúvidas, os usuários de água e interessados podem entrar em contato pelo telefone (34) 9.8851-2976, de segunda à sexta, das 08h às 17h.
Processo Único de Outorga
O processo único de outorga ou outorga coletiva busca a regularização do uso da água pelos usuários inseridos em área de conflito, com a finalidade de viabilizar a manutenção desses usuários e diminuir os conflitos pelo uso da água, assim como possibilitar o planejamento das demandas futuras a serem atendidas.
O que é outorga?
Outorga é o instrumento legal que assegura ao usuário o direito de utilizar os recursos hídricos na bacia hidrográfica. Através da outorga, o Igam executa a gestão quantitativa e qualitativa do uso da água, emitindo autorização ou concessão para quaisquer intervenções que alterem a quantidade, a qualidade ou o regime de um corpo de água.
O vice-prefeito participou da ação que contou com servidores do Município e profissionais da empresa responsável pela coleta do lixo em Campos Altos.
Trecho segue interditado após derramamento de óleo vegetal; carreta e caminhão colidiram na manhã desta quarta-feira (2).
O Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG) do Posto Avançado de Campos Altos apagou as chamas.
No decorrer da ação, um suspeito foi preso pelos crimes de receptação e posse ilegal de arma de fogo.