São Gotardo/MG
13h37 14 Março 2025

Nova ferrovia que ligará São Gotardo e Matutina a Ibiá deve entrar em operação em 2032

Por Moysés Batista - TV KZ
©joaquincorbalan
Imagem ilustrativa

A Verde Agritech recebeu autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do Ministério de Infraestrutura do Brasil (MInfra), em 2023, para construir um ramal ferroviário estratégico, em Minas Gerais.

A nova linha férrea conectará as cidades de São Gotardo/MG e Matutina/MG a Ibiá/MG em um trecho de 100 km. Até chegar a Ibiá, os trilhos passarão pelo sul do município de Rio Paranaíba/MG e pelo norte de Campos Altos/MG. Esta linha dará acesso de uma das instalações da fábrica à Ferrovia Centro Atlântica (FCA).

Com isso, a empresa conseguirá realizar o escoamento de até 50 milhões de toneladas de fertilizantes por ano. Assim, conforme o cronograma que prevê a instalação da ferrovia, as operações na nova linha devem começar em 2032.

Após a assinatura de contrato com a ANTT, a Verde Agritech passou para a fase de estudos, licenças e desapropriações

A próxima etapa, prevista para junho de 2025, prevê a realização de estudos e projetos. Em seguida, haverá a busca pelas licenças, sendo elas:

Licença Prévia (LP) ─ Janeiro de 2026;

Licença de Instalação (LI) ─ Janeiro de 2027;

Licença de Operação (LO) ─ Dezembro de 2031.

As desapropriações, contudo, devem ser feitas até julho de 2028. A partir desta etapa, começa a execução das obras, que ocorrerá em quatro etapas. 

Infraestrutura Ferroviária Lote 01: km 0 – km 50 → Julho/2030

Infraestrutura Ferroviária Lote 2: km 50+001 – km 100 → Julho/2031

Superestrutura Ferroviária Lote 01: km 0 – km 50 → Julho/2031

Superestrutura Ferroviária Lote 2: km 50+001 – km 100 → Dezembro/2031

Terminais → Dezembro/2031.

 

Quanto vai custar o investimento da Verde Agritech nas novas ferrovias?

A criação da nova ferrovia faz parte do Programa de Autorização Ferroviária (Pro Trilhos) ─ iniciativa que busca expandir a malha ferroviária nacional.

Ainda não há um valor exato definido para o investimento total. Por enquanto, a estimativa é de que cada 100 quilômetros de trilhagem custe em torno de R$1,16 bilhão.

Quanto à execução da obra, e resposta à TV KZ, a ANTT fez o seguinte destaque:

“A Autorizatária [Verde Agritech] será responsável pela construção e exploração da ferrovia de aproximadamente 100 km de extensão [...]. O prazo para início da operação é janeiro de 2032.

A ANTT esclarece que após a outorga por autorização, cabe à empresa autorizada conduzir todas as etapas do projeto, assumindo os riscos do negócio. 

Isso inclui a obtenção de licenças junto aos órgãos competentes, o desenvolvimento dos projetos de engenharia e viabilidade socioambiental, a busca por financiamento e a definição do cronograma das obras. 

A ANTT acompanha o andamento do projeto, mas não interfere diretamente na sua execução.”


Mais benefícios para a economia e região

O fortalecimento da infraestrutura ferroviária impulsiona o Valor Bruto da Produção Agrícola (VBP) de Minas Gerais, que alcançou R$139,757 bilhões em 2024, apontam dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Melhorias na logística também reduzem custos operacionais. Então, a construção das novas ferrovias deve gerar maior competitividade no mercado nacional e internacional.

Se você deseja ver informações como os detalhes do projeto, cronograma, e outros detalhes, confira o Contrato de Adesão nº 12 ANTT 2023.

Para entender melhor o modelo de autorização ferroviária e o acompanhar os projetos, a recomendação é visitar o Portal da ANTT.

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