Estamos na primavera e o período de estiagem já começou faz tempo, época em que a vegetação está seca e serve como combustível para o fogo. Grande parte das queimadas que ocorrem é causada pelo ser humano. Falta de educação e consciência.
No início de setembro, quarta-feira (02), um incêndio provavelmente criminoso, causou mais um grande prejuízo para vegetação que fica próxima ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida em Campos Altos, em 2012 no mesmo local, havia sido feito um plantio de árvores nativas, uma tentativa de recuperação do local degradado. A TV KZ entrou em contato com Secretário de Agricultura e Meio Ambiente do Município, Carlos Alexandre que confirmou a destruição de parte da Área de Preservação Permanente.
Também, no começo de setembro, uma queimada deixou Campos Altos e Santa Rosa da Serra sem energia, o fato aconteceu na zona rural, próximo ao Tobati. No sábado (03), uma queimada causou grandes danos em 30 hectares de vegetação nativa do cerrado, entre o Santuário e a mata ciliar próximo as nascentes que fornecem água para Copasa abastecer a cidade de Campos Altos, os bombeiros e a prefeitura trabalharam para conter o fogo.
Felizmente, nos dias 07 e também no fim de setembro e início de outubro, as chuvas trouxeram um pouco de umidade para o solo de nossa região, mas o problema não foi resolvido, sabendo dos riscos da seca, a TV KZ procurou o Subtenente Carlos da Polícia Militar Ambiental, que respondeu algumas perguntas, confira:
Subtenente Carlos da Polícia Militar Ambiental.
TV KZ – Quais os meses propícios às queimadas?
Subtenente Carlos – O período mais críticos são: Julho, agosto, setembro e outubro, estes meses que abrangem um tempo mais prolongado de estiagem, onde ocorrem as queimadas e incêndios florestais.
TV KZ – Quais as principais causas?
Subtenente Carlos – São as próprias queimadas realizadas pelo homem, sem autorização do órgão ambiental competente, falta de aceiros, descuido dos usuários das rodovias que às vezes jogam material combustível e guimba de cigarro nas margens das estradas e ações de piromaníacos, onde o cidadão infrator tem desejo mórbido e incontrolável de provocar incêndios.
TV KZ – Como evitar?
Subtenente Carlos – Construir aceiros nas propriedades rurais, margens de rodovias e linhas férreas, evitar a prática do uso do fogo em áreas de pastagens, fogo em área de lazer, geralmente localizados em Áreas de Preservação Permanente e evitar soltar fogos de artifício próximo à vegetação seca.
TV KZ – O que fazer para combater?
Subtenente Carlos – O ideal é a pessoal fazer contato com o Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar que são os profissionais devidamente treinados para combater as chamas. Mas o produtor deve fazer aceiros, obter um tanque de água com pulverizador, sempre tomando o devido cuidado de como se posicionar no local para não ficar cercado em meio às chamas. A topografia do terreno em nossa região também dificulta o trabalho, muitas das vezes colocando os combatentes em situação de risco.
TV KZ – Como fazer uma denúncia? É necessário?
Subtenente Carlos – Todo cidadão deve denunciar qualquer ação criminosa contra o meio ambiente, seja contra a flora, que são os incêndios florestais, prática irregular de queimadas e os desmates, também os crimes ambientais e infrações contra fauna silvestre e os recursos hídricos. O denunciante pode entrar em contato via telefone na sede do 2º Grupamento de Meio Ambiente no 34 3631 4204, através do disque denuncia unificado, 181, e até mesmo através do 190 de cada cidade.
TV KZ – Quais são as penas para os infratores?
Subtenente Carlos – Os infratores de crimes ambientais, como: Incêndios florestais e outros podem ser presos e flagrante delito e apresentados nas delegacias de polícia civil. Serão autuados administrativamente pela polícia do meio ambiente e na maioria das vezes os infratores são obrigados a repararem os danos causados contra o meio ambiente em ações movidas pelo Ministério Público.
Fonte: TV KZ
Na pesquisa espontânea, quando o eleitor responde sem a apresentação de nomes, o atual governador Romeu Zema (Novo), que está no segundo mandato e não poderá disputar a reeleição, lidera com 8,5%.
Os dois animais foram devolvidos à natureza sem ferimentos.
A reforma inclui ampliação da quadra, novos vestiários, espaço para imprensa e várias melhorias.
Ao todo, foram roubados cerca de 35 vacas leiteiras holandesas e um boi branco totalizando aproximadamente R$ 525 mil.
A Genial/Quaest fez entrevistas presenciais com 2.004 eleitores de 120 municípios entre os dias 27 e 31 de março.
A divulgação da ata do Banco Central Europeu (BCE) reforçou temores de que a combinação dessas tarifas com medidas de retaliação possa pressionar a inflação no curto prazo.
Medida visa evitar que espiões obtenham informações sensíveis através da aproximação com diplomatas; método foi comum na Guerra Fria.