Política
22h00 17 Abril 2025
Atualizada em 17/04/2025 às 22h00

Canadá: Carney abandona tarifas retaliatórias 'dólar por dólar' contra EUA

Por Dow Jones Newswires Fonte: Estadão Conteúdo

O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, que lidera as pesquisas a menos de duas semanas de uma eleição, afirma que não buscará as chamadas tarifas retaliatórias dólar por dólar contra os EUA, como defendido anteriormente por seu antecessor, Justin Trudeau, e outros políticos do país.

Nas últimas semanas, Carney refletiu sobre uma abordagem mais deliberada em resposta às tarifas dos EUA de 25% sobre veículos canadenses, aço, alumínio e importações consideradas não conformes com o tratado comercial entre EUA, México e Canadá (USMCA).

"Já abandonamos as tarifas dólar por dólar", disse ele durante debate na noite desta quinta-feira. "O princípio em termos de nossas contra-tarifas é ter o máximo impacto nos Estados Unidos, e o mínimo aqui. Temos que pensar no impacto sobre as empresas canadenses."

Até o momento, o Canadá impôs tarifas de 25% sobre cerca de US$ 43 bilhões de importações dos EUA e taxas de até 25% sobre veículos americanos - embora Carney tenha autorizado recentemente isenções para as montadoras de Detroit com operações no país.

VEJA TAMBÉM

Campos Altos/MG
PM realiza treinamento em Campos Altos/MG para prevenção de ataques a instituições financeiras

A Ação foi realizada nesta sexta-feira (18) nas agências bancárias da cidade e envolveu instrução teórica e prática com cerco, bloqueio e patrulhamento.

22h21 18 Abril 2025
Campos Altos/MG
Dois são presos pela PM durante patrulhamento, em Campos Altos/MG

Um dos suspeitos era procurado pela Justiça por tráfico de drogas; outro foi preso por desobedecer ordens da PM.

22h13 18 Abril 2025