Aos 23 anos e com dois títulos no currículo, o italiano Lorenzo Musetti venceu o australiano Alex de Minaur, de virada, por 2 a 1, parciais de 6/1, 6/4 e 7/6 (7/4), em 2h38, neste sábado e avançou à maior final de sua carreira. Ele disputa a decisão do Masters 1000 de Montecarlo neste domingo contra o espanhol Carlos Alcaraz, terceiro do mundo.
O italiano é um especialista no saibro, piso no qual o torneio em Mônaco é disputado. Ele derrotou o grego Stefanos Tsitsipas, três vezes campeão de Montecarlo, nas quartas de final, foi medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris-2004, eliminou Novak Djokovic no principado em 2023 e conquistou o título do ATP 500 de Hamburgo em 2022.
Musetti, 16º do mundo, se recuperou de um início ruim para vencer o 10º do ranking neste sábado. Depois de fazer apenas um game no primeiro set, o italiano começou a jogar com mais consistência e passou a acertar uma série de winners (bolas vencedoras).
Com a campanha em Montecarlo, Musetti já garantiu a 11ª posição no ranking, a melhor de sua carreira. Se for campeão domingo, o italiano entra para o top 10 e fica na sétima colocação, uma a frente justamente de Minaur. Será o quinto confronto com Alcaraz, sendo que Musetti venceu o primeiro em 2022, mas perdeu os últimos três.
Caminhonete pegou fogo após o impacto; motorista apresentava sinais de embriaguez, segundo testemunhas.