A Conmebol definiu nesta segunda-feira a cidade de Lima, capital do Peru, como palco da partida única que vai definir o campeão da edição 2025 da Copa Libertadores. A entidade que comanda o futebol da América do Sul determinou ainda a data do confronto. A decisão está marcada para o dia 29 de novembro.
O anúncio foi feito por meio das redes sociais. "A grande Final Única da CONMEBOL Libertadores 2025 será disputado da em Lima! Nos vemos no dia 29 de novembro para vivenciarmos juntos uma nova edição da Glória Eterna", diz o texto da postagem.
A capital peruana venceu a concorrência de Brasília, que utilizaria o estádio Mané Garrincha, e também de Montevidéu, que era uma outra opção para sediar o confronto. Em 2019, Lima surgiu como plano B para ser palco da final. Inicialmente, o duelo aconteceria em Santiago, no Chile. No entanto, o local do embate teve de ser alterado por questões de segurança.
A cidade volta a receber um jogo decisivo após a decisão de 2019, que consagrou o Flamengo como campeão do torneio que teve um desfecho favorável ao time carioca. À época comandado pelo técnico Jorge Jesus, o time carioca perdia a partida até o final do jogo por 1 a 0. Com dois gols marcados no fim, Gabigol virou a partida dando o título para o conjunto do Rio.
Nesta edição da Libertadores, sete equipes brasileiras fazem parte da fase de classificação do torneio. Bahia, Botafogo, Flamengo, Fortaleza, Internacional, Palmeiras e São Paulo. O histórico recente mostra uma total hegemonia na competição.
Nas últimas seis edições, somente equipes nacionais deram volta olímpica na disputa do troféu mais cobiçado do continente. O Flamengo iniciou essa fase vencedora ao ser campeão em 2019 e 2022. O Palmeiras levou a melhor em 2020 e 2021. Nos últimos dois anos, Fluminense (2023) e Botafogo (2024) mantiveram o domínio brasileiro.