O tenista carioca João Fonseca fará sua estreia no Masters 1000 de Madri nesta semana, enfrentando um qualifier, cujo nome ainda não foi definido. O sorteio das chaves ocorreu na segunda-feira (21). Se avançar na primeira rodada, o atleta, que ocupa a 65ª posição no ranking mundial, poderá enfrentar o norte-americano Tommy Paul, 12º colocado, ou o russo Karen Kashnov, 25º.
A competição em quadra de saibro tem início programado para a quarta-feira (23). Fonseca é o único brasileiro que participa na chave principal de simples e retorna após um breve intervalo para férias, tendo jogado sua última partida no Masters 1000 de Miami no final de março, onde foi eliminado na terceira rodada pelo australiano Alex de Minaur, 7º no ranking.
Outro brasileiro, o cearense Thiago Monteiro, 94º no ranking, iniciará sua jornada no qualifying nesta segunda-feira (21), às 14h40 (horário de Brasília), contra o norte-americano Mitchell Krueger, 150º. Por outro lado, o paranaense Thiago Wild, 113º, foi eliminado do qualifying após perder para o argentino Juan Manuel Cerúndolo, 126º, em uma partida decidida em dois sets de 6/4.
Na chave de duplas masculinas, o Brasil será representado por Rafael Matos, do Rio Grande do Sul, e Marcelo Melo, de Minas Gerais.